Conheça a história.

A Snack Saudável foi criada para atender crianças, a partir de uma necessidade da própria fundadora, a assistente social Larissa Souza dos Santos, uma mãe que procurava preparar as lancheiras das filhas com opções saudáveis, mas encontrava muitas dificuldades.

A preocupação não era em vão. A alimentação é um dos requisitos para um crescimento contínuo e saudável de uma criança. Essa etapa começa a partir da amamentação do recém-nascido (que dura em média até os 2 anos ou mais) e continua na introdução de novos alimentos em sua nutrição, a partir dos 6 meses.

O consumo de verduras, legumes, frutas, folhas, cereais, grãos, carboidratos, proteínas, fibras, gorduras boas e, principalmente, a ingestão de água, combinados de maneira balanceada, conferem um excelente rendimento para a maturidade física e psicológica da criança.

É uma faixa de público que precisa ainda mais de produtos saudáveis para se desenvolverem.

É nessa faixa também que os pais ou responsáveis devem estar atentos, pois quando as crianças sentem fome entre as refeições principais, vão facilmente procurar alimentos como batatas fritas, doces e bolachas, que nem sempre são os mais saudáveis. Esses alimentos são, por norma, altamente calóricos e pobres em nutrientes.

E foi essa preocupação de uma mãe com suas filhas que surgiu a Snack Saudável.

Eu tinha dois trabalhos e vivia naquela correria para fazer o lanche das minhas filhas. Sempre tentei fugir dos produtos industrializados para fazer algo mais saudável, mas estava muito difícil”, diz.

Larissa buscou alternativas alimentares e enxergou aí uma oportunidade de ajudar outras mães a promoverem saúde alimentar e comodidade para seus filhos.

Em novembro de 2015, ela verificou na própria experiência que não havia muitas opções de alimentos saudáveis para a lancheiras de suas duas filhas pequenas. O tempo que gastava para produzir uma boa alimentação era dispendioso.

A partir de então começou a fazer pesquisa para verificar o que as crianças levaram para as escolas em suas lancheiras ou consumiam nas cantinas escolares e o resultado foi surpreendentemente assustador: 80% dos alimentos eram industrializados e artificiais.

Quando soube de uma reunião de pais, em fevereiro de 2016, Larissa confeccionou panfletos, compôs uma pequena pesquisa (perguntando aos pais o que as crianças consumiam) e promoveu uma degustação de alimentos saudáveis para os pais e suas crianças.

Ela montou um kit de lanche escolar, contratou uma nutricionista e lançou a ideia de prover alimentos benéficos e saborosos nas escolas.

O desafio era entregar os kits nas escolas pouco antes do recreio a fim de conservá-los frescos e nutritivos.

Lanche comercializado pela Snack Saudável. (Foto: Revista PEGN)

Depois de ter um cardápio mensal e oferecer bebida natural, carboidrato e fruta no kit, em março de 2016 começou a entregar os kits de lanches nas escolas.

O começo foi tímido, com apenas 18 clientes, mas logo houve adesão de muitos pais e estudantes. Em 15 dias já estava com mais de 50 clientes.

A proposta do serviço é facilitar a vida das mães a um custo acessível”, afirma a empreendedora.

Hoje o Snack Saudável de Ji-Paraná, em Rondônia, conta com mais de 150 clientes numa constante crescente de adesão. Os kits vão para as seis grandes escolas da cidade. Além disso, a empresa está em franco processo de expansão de sua marca em franquia.

 

 

Fonte: site Snack Saudável; Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios