Montar um delivery de comida saudável exige alguns passos iniciais antes de ser realmente aberto: é necessário dominar o conhecimento sobre esse tipo de gastronomia, entender de economia e saber como funciona todo o processo para montar um restaurante.

Um restaurante com gastronomia natural é uma excelente opção de investimento, por conta da atual grande procura. Além disso, os custos são consideravelmente mais baixos aos de um restaurante a la carte ou self-service, facilitando a abertura de um negócio com pouco dinheiro.

No entanto, desenvolver um cardápio rico em nutrientes e com baixa caloria pode ser uma boa estratégia se você quiser atingir um público específico, como, por exemplo, o público fitness. Há também o público com restrições alimentares, intolerâncias, alergias, diabetes. etc.

Separamos 9 dicas que vão te auxiliar no processo de abertura de um negócio de alimentação saudável:

1 – Dê atenção a procedência dos alimentos

Se você quer abrir um delivery de comida saudável, precisa entender que quem procura ter esse tipo de alimentação quer comer de uma forma diferenciada, e valoriza a origem dos ingredientes.

Portanto, sempre que possível, é interessante utilizar alimentos orgânicos, e se puder informar a procedência, é ainda melhor.

Seguindo essa linha, seu negócio ainda pode buscar matéria prima de pequenos agricultores, ou até mesmo produtos cultivados por você.

Isso porque este tipo de ação aumenta a credibilidade do seu estabelecimento, e passa ao cliente um sentimento que é a base para crescer: a confiança!

2 – Tenha um plano de negócio bem definido!

Fazer um plano de negócio para a sua empresa é essencial para que tudo fique organizado e você tenha uma visão ampliada dos processos que estão sendo desenvolvidos.

Não importa se você quer abrir um bar, uma lanchonete ou um delivery, esse passo é fundamental.

Por que? Simples, assim será possível visualizar também a questão econômica: o quanto você tem para investir e, detalhadamente, uma prévia do que está sendo gasto.

Mas, o que colocar no seu plano de negócios? Costumamos dizer que ele é uma espécie de mapa para lhe levar até a obtenção dos seus objetivos.

Pensando nisso, é fundamental inserir o máximo de informações. Entre elas, o valor disponível para investimento, dados referentes aos funcionários, custos mensais, metas, visão e valores do negócio, público alvo, entre outros.

3 – Tenha um bom local de trabalho

Por mais que a comida seja vendida por telefone ou por meio dos aplicativos de delivery, é importante você escolher um bom local de trabalho.

Isso porque, a localização do seu ponto pode influenciar nas suas vendas. Além disso, a divulgação dos seus pratos é essencial para o faturamento do empreendimento.

Ter uma cozinha adequada, que facilita o preparo dos alimentos, com uma estrutura limpa, arejada e clara é indispensável, e impacta na qualidade dos seus pratos.

4 – Faça uma boa divulgação

O marketing é muito importante para o desenvolvimento da seu estabelecimento. Por ser um mercado muito concorrido, o ideal é fazer os seus serviços fidelizar os clientes.

Conseguir isso pode não ser muito fácil, mas com a ajuda da divulgação, é possível. Portanto, invista bastante nas redes sociais.

O Instagram é uma ótima mídia social para esse tipo ponto gastronômico. Publique fotos dos seus pratos, elas chamam a atenção e podem conquistar o seu público.

Além do mais, você pode utiliza-las como uma forma de mostrar o seu cardápio do dia. Será um canal de contato com o seu cliente.

Com a postagem de fotos, é possível usar o story, que é uma ferramenta que o Instagram oferece, para apresentar a rotina do seu restaurante.

É importante interagir com o público que segue o seu perfil nas suas redes sociais, fazendo enquetes, stories com perguntas e principalmente vídeos, que são, atualmente, o meio de melhor impactar a rede.

5 – Equipamentos para abrir um delivery de comida saudável

Os equipamentos para restaurante delivery são simples. Muitos empreendedores, no início, utilizam até a sua cozinha de casa.

Mas caso você pense em utilizá-la também, é preciso separar a sua área de atuação da particular. Não misture o pessoal com o profissional.

Além disso, seu empreendimento necessita de alguns utensílios que não costumam estar em uma cozinha residencial.

Por isso, confira quais são os equipamentos são indicados para o seu delivery, que poderão variar de acordo com os produtos oferecidos:

6 – Identifique sua marca!

Esse ramo gastronômico é um nicho muito específico de vendas. Por isso, perceber qual o seu público-alvo pode ajudar na consolidação da identidade da sua marca.

Após a finalização da identidade visual do seu estabelecimento, utilize muito esse conteúdo nas redes sociais e nos panfletos de promoção.

Realizar a divulgação do delivery através dos seus entregadores também é uma boa estratégia para mostrar os seus serviços.

Cole adesivos nos veículos com a identidade visual e as redes sociais da sua empresa. Além disso, lembre-se que é importante deixar sua marca registrada também nas embalagens.

Feito isso, você precisa compreender que a maneira que entrega seu produto, também é importante para um delivery de comida saudável. Embalagens biodegradáveis e sustentáveis são uma ótima pedida.

7 – Tenha um sistema para delivery!

Ter um sistema para delivery é fundamental para qualquer negócio que trabalha com entregas a domicílio.

Ele pode ser criado adaptado às suas necessidades, com entrega realizada diretamente pela sua empresa (contratando ou terceirizando motoboys, por exemplo) ou inscrevendo-se à aplicativos e programas de delivery, como Ifood, Uber Eats, Rappi, Aiqfome, James, Goomer, etc.

8 – Fidelize seus clientes

Fidelizar seu cliente é um fator determinante para abrir um restaurante de sucesso, e para isso você pode criar um plano fidelidade e cupons de descontos.

Isso pode ser feito por meio de um cartão de pontos, onde ao final de um certo número de pedidos você dá o direito a uma refeição grátis, por exemplo.

Uma outra maneira de conseguir a fidelização do seu consumidor é distribuindo cupons de descontos no seu site, nas suas redes sociais ou pessoalmente, através das entregas.

Mas, lembre-se: Fidelizar sempre estará relacionado com a sua forma de atender. Pensando nisso, é necessário ter um espaço relevante no seu negócio apenas tratando do bom relacionamento com seu público.

9 – Como montar o cardápio de um delivery de comida saudável?

Ao entrar nesse estilo de culinária, você vai precisar ter muitas opções de cardápio para oferecer aos consumidores.

Deve-se decidir, também, se o seu negócio vai vender almoço e jantar ou se o menu contará com lanches fitness.

Além do mais, é preciso criar um cardápio muito detalhado e explicativo sobre os pratos que serão vendidos no seu delivery de comida saudável. Não se esqueça que disponibilizar todas as informações do seu negócio com facilidade é uma prioridade!

FONTE: BLOG.SAIPOS