Quando começamos um negócio vários detalhes merecem atenção, como é o caso do planejamento financeiro. Ele é fundamental para o crescimento do negócio.
Saber como fazer planejamento financeiro, por exemplo, é indispensável para preservar os recursos da empresa e fornecer as condições adequadas para que ela se desenvolva.
Mas afinal, o que é planejamento financeiro?
O planejamento financeiro é o conjunto de ações que auxiliam a empreendedora na projeção das receitas e despesas, ajudando na escolha das melhores estratégias para alcançar os objetivos do negócio.
Criar um plano ajuda na tomada de decisão diária, permite avaliar as opções de investimento da instituição e contribui para entender quais são os pontos de melhoria no aspecto financeiro do negócio.
Além disso, permite criar projeções para o futuro e até mesmo, avaliar situações que podem ocorrer no negócio, como uma possível crise econômica. Com uma análise completa, o negócio fica pronto para administrar períodos difíceis ou aproveitar as boas oportunidades que podem surgir.
Qual a importância do planejamento financeiro para sua empresa?
O planejamento financeiro permite que você escolha as melhores estratégias para o seu negócio, contribuindo ainda para ter mais clareza de seus recursos, dívidas, ativos e demais movimentações financeiras.
Além disso, o planejamento permite verificar problemas graves na organização e corrigi-los antes que se tornem mais problemáticos. Por exemplo, imagine que determinado produto da sua linha esteja com uma margem de lucro muito baixa e que isso está resultando em um alto giro de mercadoria, mas pouco resultado.
Em longo prazo, este tipo de situação que mencionei acima não é sustentável e pode fazer com que sua empresa precise de um empréstimo, por exemplo, para usar como capital de giro.
E como fazer um planejamento financeiro?
Para evitar problemas no seu negócio, justamente por falta de planejamento financeiro, listei algumas recomendações para você começar a praticar agora! Veja à seguir:
- Avalie os dados do seu negócio
Para estruturar um bom planejamento financeiro, primeiro você precisa saber tudo sobre a empresa, como receita, despesas, financiamentos, estoque, entre outros relacionados a dinheiro.
Você pode usar uma planilha no Excel para ajudar a organizar estas informações.
Após listar todas as entradas e saídas, é possível descontar os tributos e chegar ao lucro líquido. Dessa quantia, você pode retirar o pró-labore, ou seja, a remuneração do empreendedor, e o valor resultante fica no caixa do negócio.
- Estabeleça metas
Estabelecer metas claras para o seu negócio é fundamental para você saber onde quer chegar e claro, para ter um caminho para seguir. Algumas perguntas podem te ajudar neste processo:
- Qual é a meta? Ex.: Aumentar o volume de vendas em 25%
- Quem será responsável? Ex.: Eu mesma
- Onde será aplicada (a meta e a estratégia)? Ex.: Canais de vendas habituais (WhatsApp) e redes sociais
- Quando entrará em vigor (a estratégia)? Ex.: Em 10 dias
- Por que ela é importante para a sua empresa? Ex.: Para ampliar o faturamento
- Como será executado o plano de ação? Ex.: Oferta de novos produtos e kits para festa
- Quanto custará para atingi-lo? Ex.: Novos ingredientes para o novo produto do portfólio
Responder perguntas como estas, permite que seu negócio trabalhe com estratégias claras e consistentes, além de nortear todo o fluxo de recursos em cada meta. Com o planejamento definido, é mais fácil controlar cada ação.
- Precifique corretamente
O preço dos produtos deve ser atrativo para os seus clientes, mas ele tem que incorporar todos os custos do negócio e preservar a margem de lucro necessária para a manutenção da empresa.
- Conheça seu fluxo de caixa
O fluxo de caixa compreende todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa. Com o levantamento de todos os dados, você pode estabelecer quanto de capital de giro será necessário a fim de manter a movimentação otimizada.
- Evite erros comuns
Parece óbvio, mas quando se está vivendo o negócio, certas coisas podem passar despercebidas e comprometer os resultados financeiros, como:
- misturar as finanças da empresa com a parte pessoal;
- não ter um conhecimento razoável do mercado que está atuando;
- não realizar um planejamento financeiro a longo prazo.
Você não precisa começar todos estes passos ao mesmo tempo, mas em médio/longo prazo, eles devem fazer parte ativa do seu negócio. Fuja dos erros comuns e assim você terá mais clareza sobre a entrada de dinheiro no seu negócio.